Ajuda

Como abrir a sua loja

Na Comercis abrir a sua loja é simples.
As definições e características da sua loja online poderão ser alteradas a qualquer momento, com exceção do nome de utilizador criado para fazer o seu login o qual, não poderá ser alterado nem pela Comercis.
Para mais informações não hesite em contactar-nos através do email, telefone. A Comercis pretende destacar-se pelo apoio ao cliente.

Escolher a opção ” Eu sou Vendedor “

Este é o seu nome de registo na plataforma Comercis, não é o seu nome de loja.

Este é o seu endereço de Email pessoal.

A sua senha , escolha uma com 12 dígitos (aconselhamos), essa senha é só sua, não temos acesso a ela.

O seu primeiro nome.

O seu ultimo nome.

Escolha o nome para a sua loja ( ex: a loja dos doces), não se preocupe que pode mudar mais tarde.

URL da sua loja , é para poder partilhar com os amigos, assim podem ter acesso a sua loja directamente.

Numero de telefone, não é divulgado na Loja.

Escolha o tipo de assinatura que deseja, a sua loja só fica activa depois do efectivo pagamento.

Em seguida do registo da sua conta , vai aparecer a encomenda do seu pack de assinatura.

Inserir os dados de facturação e escolher o tipo de pagamento.

Se o pagamento foi efectuado e aceite , então vai ter acesso a todas as funcionalidades da plataforma e de configuração da sua loja pessoal , como indicado nos passos seguintes.

Escolha o icon ” a minha conta”, o símbolo, lado esquerdo do coração.

 

Aqui tem acesso as informações básicas da sua conta, se for simplesmente cliente da Comercis e das lojas, tem acesso as suas encomendas e detalhes.

No caso de ser Vendedor e ter uma loja Selecione ” A gestão da minha Loja” para ter acesso o painel geral de controlo e de personalização da sua loja 

No caso de ser Vendedor  na parte superior do menu durante a sua visita as diferentes paginas  pode escolher “Gestão da minha Loja” para ter acesso o painel de controlo da sua loja pessoal.

O painel de controlo da sua loja é pessoal e somente você tem acesso a ele, permite personalizar a sua loja, inserir artigos , ver estatísticas de venda e muito mais.

Detalhes do painel principal

Indica o valor total da configuração, é meramente informativo, mas aconselhamos a tentar chegar o mais perto possível do total.

Indica o valor de vendas , de ganho, de visitas a sua loja e a quantidade de encomendas desde o inicio da sua atividade online na Comercis

Indica o estado das encomendas e a quantidade, 

Indica graficamente o total de vendas e encomendas do més, a apresentação é diária.

Indica a quantidade de avaliações.

Indica a quantidade de produtos. 

Painel de anúncios, 

A minha Loja

Configuração da sua loja, a maneira como é vista pelo publico.

Criar o seu perfil e a sua loja

  • Carregar foto, insira aqui a imagem da sua loja. Pode fazer o upload de imagens, fotografias ou do logótipo da sua empresa. *fotografias com direitos de autor serão retiradas caso seja apresentada queixa à Comercis e provada a sua origem.
  • Imagem de perfil, esta será a imagem de dimensão reduzida que vai aparecer na página da sua loja, pode colocar qualquer fotografia.
  • Nome da Loja, o nome que escolheu quando fez o registo da conta.
  • Produtos da Loja por Pagina, indique o número de produtos que deseja exibir na página principal, independentemente do número de produtos colocados à venda. Exemplo:se colocar 10 produtos mas tiver 100 disponíveis na sua loja online , os restantes produtos  serão apresentados nas páginas seguintes.
  • Direção, a direcção da sua loja, esta informação não é exibida na pagina da sua loja mas sim na factura final do cliente.
  • Telefone, não é exibido na pagina principal , mas sim na fatura de encomenda do cliente.
  • Email , aqui deve colocar o seu endereço de email pessoal ou, o email a ser utilizado pelos clientes, caso opte por divulgá-lo  na página da sua loja.
  • Mapa, indica a direcção que for inserida , não divulgada na loja.
  • Termos e Condições, seleccione e preencha com os seus termos e condições próprios a sua loja, será exibido na pagina principal.
  • Botão de suporte, este botão permite aos clientes solicitar algum esclarecimento em caso de dúvidas, problemas ” TICKET”, insira o texto que deseja no seu botão de suporte, Pode desactivar esta funcionalidade na página principal.

Não esqueça de  Actualizar configurações.

Com o respeito a sua privacidade a Comercis optou por não divulgar a direção completa dos vendedores, o numero de Telefone, o mapa com a localização da loja. Mas se essa for a sua opção e se averiguarmos que vários vendedores tem essa vontade, será disponibilizada essa opção.

As sua opções para receber os pagamentos da Comercis.

A Comercis não disponibiliza nenhum pagamento em numerário.

O envio dos seus produtos

Não utilizado.

 

Fazer a própria gestão dos envios e custos.

Para gerir os custos dos seus envios para cada pais, região, escolha a opção “Ativar a funcionalidade de envio”

Escolha a sua tabela de custos selecionando  CLIQUE AQUI.

  • Ativar a funcionalidade de envio, marque esta opção para poder gerir interdependente e pessoalmente os seus envios
  • Preço de envio padrão, é o seu preço de base mínimo para enviar os artigos.
  • Preço adicional por produto. é o preço adicional ao preço de base, se um cliente compra um segundo ou mais produtos, o segundo produto diferente será cobrado com esse preço de envio. 
  • Preço por quantidade adicional, é o preço adicional que cobra por cada produto igual comprado.
  • Pode não utilizar os preços de envio padrão e utilizar a tabela por Pais e região, com os respectivos valores de envio.
  • Escolha o Pais e os distritos, regiões com os respectivos preços de envio, pode adicionar todos os países que desejar AD Pais e adicionar ou retirar a região desse mesmo pais .

As suas redes sociais.

SEO da loja (Search Engine Optimization ou Optimização para Mecanismos de Busca)

SEO da lojaO SEO (Search Engine Optimization ou Optimização para Mecanismos de Busca) é um conjunto de estratégias usadas com o objectivo de melhorar o posicionamento de uma página nos resultados de busca na Internet – ou seja, aqueles que não são oriundos de anúncios comprados por meio de links patrocinados; são os resultados exibidos de forma não  paga, pois o navegador simplesmente entende que aquele site corresponde à pesquisa feita pelo internauta.

Exemplo. uma loja de rebuçados deve escolher palavras para o SEO tais como,, loja de rebuçados, doces, bombons etc.

Meta descrição. É uma descrição da sua loja , com máximo de 150 letras.

Exemplo. Somos uma loja artesanal de rebuçados e caramelos feitos com amor e carinho para adoçar o seu dia-a-dia.

Meta palavras-chave. São aquelas palavras que aparecem em preto debaixo da busca na Internet, pode por as principais da sua loja separadas por virgula.

Exemplo: caramelos doces,bombons redondos, etc etc, é a descrição geral dos seus produtos.

Facebook e eventualmente Twitter, O titulo da sua loja quando é feita uma busca pelo facebook, Twitter , o titulo, descrição e a foto.

Todas estas configurações podem ser modificadas sempre que o desejar.

Adicionar produtos

Adicionar os produtos, ver o estado, remover, editar,tudo o que caracteriza os seus produtos esta reunido nesta pagina.

Adicionar um produto novo, todos estes detalhes podem ser modificados sempre que o desejar, nenhuma destas opções é definitiva.

  • Escolha a imagem de capa principal para o seu produto, é aconselhável adicionar varias fotos diferentes  do seu produto, basta escolher o símbolo  ” +

Importante dar um nome à fotografia, exemplo “a camisola azul” “prato pintado tradicional verde” e evitar o típico “dscf5426 ou img 14582h25. Afim de melhorar a busca do seu produto na internet , ver a secção SEO

  • O tamanho aconselhado é de 600 X 600 
  • Nome do produto, convém ser simples e direto.
  • Preço unitário do produto, se desejar vender os seus produtos com aplicação do IVA separado, então este preço deve ser sem IVA, a taxa do IVA será aplicada no carrinho .
  • Preço com desconto, se quando estiver a criar o produto já tiver ideia do desconto que deseja aplicar, pode incluir esse desconto de forma definitiva ou temporária. Para o efeito basta carregar em AGENDA – seleccionar data – escolher a data de início e fim e, essa função aplica no produto um contador mostrado na página do produto com os dias, horas, minutos, e segundos que falta até acabar essa promoção. Se no futuro desejar modificar o preço deste produto é aconselhável utilizar sempre o preço com desconto e não modificar o preço inicial. Isso permite ao produto ser colocado na secção dos produtos com promoção e ter mais visibilidade.
  • Escolha a categoria para o produto. Na eventualidade de não encontrar a categoria desejada, basta entrar em contacto com a Comercis, Será criada uma categoria para o seu produto, se isso acontecer seleccionar ” sem categoria”. Evite por o mesmo produto em varias categorias. 
  • Selecione a etiqueta que diz respeito ao seu produto, como nas categorias senão encontrar a etiqueta mais correspondente ao se produto, entre em contacto connosco.
  • Faça uma pequena descrição do produto, essa descrição será exibida ao lado do produto.

Neste ponto tem duas possibilidades. 

  • Criar o produto e passar as configurações seguintes.
  • Criar e adicionar novo, cria o produto com essas configurações simples e passa de imediato para a criação do produto seguinte, útil para criar vários produtos rápido e, mais tarde, adicionar o resto das opções.

Configuração completa do produto.

Normalmente, a fotografia do produto ,o preço, a categoria, as etiquetas, e a descrição curta devem aparecer já preenchidas, pode modificar.

Estado do produto( opção no final da pagina ( Estatuto do produto)

  • Esboço: o produto não é publicado na sua loja , pode continuar a editar os detalhes mais tarde
  • Publicado: o produto é publicado e disponível para a venda na sua loja

Tipo de produto

  • Simples: produto simples sem nenhuma variável de preço ( camisola de vários tamanhos e cores é um produto simples com o mesmo preço).
  • Variável: produto composto de varias opções e vários preços(camisola de vários tamanhos e cores com preços diferentes por modelo).
  • Composto: produto que necessita de ser comprado num conjunto de várias peças ou acessórios. Ex: conjunto de mesa e cadeiras em que não pode comprar só uma cadeira.
  • Downloadable: produto que só pode ser descarregado digitalmente( fotografias, livros, programas…).
  • Virtual: produto não fisico,  pode ser um serviço de informática ( consultas de marketing…).
  • Preços: Ver configuração inicial do produto. 
  • Categorias: Ver configuração inicial do produto. 
  • Etiquetas: Ver configuração inicial do produto. 
  • Pequena descrição: Ver configuração inicial do produto. 
  • Descrição: A principal e completa descrição do seu produto, convém ser o mais detalhada e completa possível.

Inventario( opção que permite fazer a gestão dos seus produtos em função das compras).

QPS: Quantidade de produtos que tem em stock (200 camisolas) independentemente da quantidade vendidas.

  • Status do stock: O estatuto do seu produto ( em stock, fora de stock) Estas duas opções são manuais e  tem que fazer a gestão do seu stock manualmente.

Permiter o gerenciamento do stock ( a sua loja online faz a gestão imediata do stock e avisa os clientes quando fica com poucos produtos, exibido na pagina do produto).

  • Quantidade: A quantidade de artigos do produtos que tem para venda( essa quantidade diminui em função das compras)
  • Permitir pré encomendas: mesmo não tendo esse produto em stock  autoriza a encomenda do produto que será enviado mais tarde.
  • Permitir que apenas uma unidade seja comprada: Não autoriza a encomenda de várias quantidades do mesmo produto.
  • Envio e impostos
  • Este produto necessita envio: Produto que não pode ser comprado na loja física e necessita envio, os produtos virtuais e downl, não necessitam envio.
  • Peso: Peso do artigo em gramas( importante para o calculo das tabelas automáticas de envio)
  • Classe de envio
  • Substituir o custo de envio padrão da sua loja para este produto : No caso de ter escolhido a gestão do envio pessoalmente nas configurações de envio produto na pagina de ajustes /envio.
  • Status fiscal: A gestão da aplicação do IVA.

Nenhuma taxa é aplicada ( sem IVA).

Aplicável: O IVA é aplicado na venda do produto.

Só envio: O IVA é aplicado só nos montantes do envio

  • Classe fiscal: A maneira como vende este produto com IVA , sem IVA, IVA reduzido.
  • Upsells ( vendas para cima): São os produtos que promove na pagina deste produto ( em geral são produtos mais caros) escreva o nome do produto.
  • Cross-sells( vendas cruzadas): São os produtos relacionados com este produto e que podem interessar o cliente.

Produtos com variaveis ( cores, tamanhos)

Se o produto tiver variáveis ( cores, tamanho…) então deve preencher esta secção.

Atributos do produto.

  • Produto simples ( camisola), escolha os diferentes atributos para essa camisola, ex: tamanho, cor, matéria,.. Escolha um dos atributos e depois os valores, pode adicionar vários ( se verificar que não tem a sua opção) pode escolher a opção Atributo personalizado e preencher os campos com o seus valores (Agradecemos que comunique a  Comercis  para podermos actualizar a nossa base de dados e assim permitir a mais vendedores de ter acesso a esses valores).

Produto variável (camisola com vários tamanhos e preços). 

  • Escolha o atributo ( ex: tamanho )
  • Adicione o atributo (Adicionar atributo)
  • Escolha os valores (S, L,Xl ….)
  • Selecione (Utilizado para as variações)
  • Guarde os seus valores (Guardar atributos)

Na janela Ad variação escolha criar variações para todos os atributos , carregue em GO, e responda ok as perguntas.

Se seguiu todos os passos , tem agora as opções para poder completar cada atributo variável da sua camisa com o preço , stock , fotografia etc, os diferentes parâmetros são idênticos de quando a criação de um produto. Seleccione a variação e preencha os diferentes campos.

Produto com duas variaveis  (camisola com vários tamanhos e cores )

Escolher o atributos desejados ( neste exemplo foi a ” Cor”, “Tamanho” e os valores . Azul, Preto, Verde – S, L, XL, Adicionar Atributo e Guardar Atributos

No produto ( a nossa camisola) temos os diferentes tamanhos com as respectivas cores e a possibilidade de diferenciar os preços por tamanho.

Produto com múltiplas variáveis e preços ( camisola com tamanhos , cores diferentes e com preço diferente por cada tamanho e cor. 

  • Repetir os passos anteriores, mas escolher ” criar variações para cada atributo“.

Foi criada uma tabela com todas a variações possíveis para cada tamanho, pode editar cada uma com o seu preço e detalhes particulares, no caso de ter criado uma variação que não deseja ter disponível momentaneamente, basta não indicar o preço nessa variação , essa opção de produto não estará disponível para venda.

Não se preocupe se não tem a certeza, tudo pode ser modificado a qualquer momento.

Opções extra

Estatuto do produto

  • Publicado, esta disponível para a venda na sua loja.
  • Esboço, não esta disponível para a venda e permite continuar a modificar os parâmetros, sem o produto estar visível na sua loja.

Visibilidade

  • Visível, esta disponível na sua loja
  • Procura, não esta disponível na sua loja , mas esta disponível na procura geral da plataforma ( permite por um produto a venda e facilitar o nome do produto a um cliente que esteja interessado)
  • Nota de Encomenda, se desejar adicionar algum comentário que será apenas visível pelo cliente no email de compra.
  • Autoriza comentários, permite os clientes que compraram este produto de deixar um comentário.

Em caso de duvidas sobre como configurar o seu produto , não hesite em contactar a Comericis, estamos para ajudar.

A sua pagina de produtos.

  • Indica a quantidade de produtos que pode ainda publicar em função da sua assinatura
  • Pode adicionar um produto novo

Ajustes próprios a cada produto

  • Editar. Permite voltar a pagina de ajustes do produto para efectuar modificações
  • Apagar para sempre.
  • Ver. Abre uma nova janela directamente para a pagina do produto
  • Duplicar. Permite duplicar o produto com as mesmas características do principal, não esqueça de mudar o nome.

Gestão das suas encomendas

  • Indica a quantidade de encomendas.
  • Seleccione um numero de ordem para ter acesso os detalhes da encomenda.

Importante: Em nenhum caso a Comercis disponibiliza algum tipo de programa de facturação, incumbe a cada vendedor de ter (o não) um programa de facturação certificado.

Cupões de desconto

A sua loja tem a possibilidade de adicionar cupões de desconto a qualquer momento e valor.

  • Titulo do cupão.  Código para os seus clientes poderem utilizar ( desconto do Natal).
  • Restrições de email . Pode limitar a certos clientes, basta por aqui o email do(s) cliente(s) que pode ter acesso a esse cupão.
  • Limite de utilização. Defina o montante limite para a utilização do cupão, ( ex: se o cupão for de 10€, só as compras acima do valor estipulado( ex: 50€) podem utilizar esses cupão.
  • Mostrar na Loja. Escolha se deve mostrar na sua loja, esta opção permite não divulgar publicamente o cupão  e  poder enviar por email esse código os seus melhores clientes.

O cupão de desconto sera exibido na sua loja com este formato

Relatorios de vendas

Visão geral do movimento da sua loja.

Mostra para uma data especifica o movimento na loja.

Os seus produtos mais vendidos.

O balanço da sua loja.

Importante: Em nenhum caso a Comercis disponibiliza algum tipo de programa de facturação, incumbe a cada vendedor de ter (o não) um programa de facturação certificado.

Avaliações dos seus produtos

Mostra todos os comentários, avaliações dos seus clientes.

  • Tem a opção de Desaprovar, Deitar para o lixo, não esqueça que só comentários de 5 estrelas muitas vezes induzem a duvida nos seus clientes, por isso deixe os comentários todos e eventualmente apague os que são de carácter insultante.

Pedido de retirar, levantar o seu dinheiro

Indica o valor do seu saldo ,e os diferentes pedidos.

  • O valor da venda só fica disponível após 15 dias da compra( lei europeia sobre o comercio online) , esse período permite o comprador de contestar a qualidade do produto( contestação que terá que ser baseada em factos), 
  • Se até esse limite temporal o cliente confirmar a recepção da encomenda ou, se não houver qualquer reclamação nesse prazo, então o valor da venda ficará disponível para o vendedor.
  • A comercis efectua as transferências em função dos detalhes fornecidos pelos vendedores, em algum momento a Comercis ira controlar o destino dessa transferência.
  • A comercis unicamente enviara para o vendedor uma nota de custos, na eventualidade de ser necessário para as suas declarações fiscais.
  •  Solicitar à Comercis o pagamento antecipado de parte do valor da encomenda.
    Poderá recorrer a esta opção quando o valor da matéria prima a utilizar para a preparação do seu produto tenha um valor demasiado elevado ou, em função do tempo que terá de despender para a sua produção. Nessa eventualidade entre em contacto e encontraremos uma solução.

Assinaturas e taxas de venda

A comercis tem diferentes tipos de assinaturas, nenhuma delas é com afiliação  e todas podem no final serem canceladas simplesmente pelo facto de não pagar.

Pode consultar todas as perguntas e respostas aqui.

30 dias

13.20 /civa
  • 30 dias de acesso a loja
  • 50 artigos para venda maximo
  • Compativel Tablet e Telefone
  • MB Tranferencia Paypal Visa...
  • Gestão do stock
  • Estatísticas e gestão da Loja
  • Publicação nas redes socias
  • Certeficado SSL
  • Personalização total da sua loja
  • Link de acesso direto a sua loja
  • Ajuda e apoio pessoal
  • Gestão auto / pessoal dos envios
  • Sem fidelização

90 dias

37.80 /civa
  • 90 dias de acesso a loja
  • 200 artigos para venda maximo
  • Compativel Tablet e Telefone
  • MB Tranferencia Paypal Visa...
  • Gestão do stock
  • Estatísticas e gestão da Loja
  • Publicação nas redes socias
  • Certeficado SSL
  • Personalização total da sua loja
  • Link de acesso direto a sua loja
  • Ajuda e apoio pessoal
  • Gestão auto / pessoal dos envios
  • Sem fidelização

180 dias

74.70 /civa
  • 180 dias de acesso a loja
  • 500 artigos para venda maximo
  • Compativel Tablet e Telefone
  • MB Tranferencia Paypal Visa...
  • Gestão do stock
  • Estatísticas e gestão da Loja
  • Publicação nas redes socias
  • Certeficado SSL
  • Personalização total da sua loja
  • Link de acesso direto a sua loja
  • Ajuda e apoio pessoal
  • Gestão auto / pessoal dos envios
  • Sem fidelização

365 dias

148.50 /civa
  • 365 dias de acesso a loja
  • artigos para venda ilimitados
  • Compativel Tablet e Telefone
  • MB Tranferencia Paypal Visa...
  • Gestão do stock
  • Estatísticas e gestão da Loja
  • Publicação nas redes socias
  • Certeficado SSL
  • Personalização total da sua loja
  • Link de acesso direto a sua loja
  • Ajuda e apoio pessoal
  • Gestão auto / pessoal dos envios
  • Sem fidelização

Detalhes explicativos dos preços.

Assinatura10.00 €
IVA 23%2.30 €
Total12.30 €
Taxa pagamento MB*0.90 €
Total da Assinatura13.20 €
Assinatura30.00 €
IVA 23%6.90 €
Total36.90 €
Taxa  pagamento MB*0.90 €
Total da Assinatura37.80 €
Assinatura60.00 €
IVA 23%13.80 €
Total73.80 €
Taxa pagamento MB*0.90 €
Total da Assinatura74.70 €
Assinatura120.00€
IVA 23%27.60 €
Total147.60€
Taxa pagamento MB*0.90 €
Total da Assinatura148.50 €

*A taxa de pagamento MB, é cobrada a Comercis por cada referencia MB utilizada, esse valor não reverte a Comericis mas sim a entidade de gestão das referencias

A Comercis aplica uma taxa única de 10% por venda de cada artigo, isso independentemente do preço, do tipo de produto, do tempo que esta a venda...

A aplicação de uma única taxa permite evitar a eterna pergunta.” vendi o meu produto na______ e no final não tenho ideia de quanto vou receber”. 

Para evitar esse tipo de perguntas ( porque na Comercis estão pessoas que já tiveram lojas em plataformas internacionais e é muito complicado saber) decidimos aplicar uma única taxa, se o seu produto foi vendido por 10€ ,  recebe 9€.

Não são aplicadas nenhumas taxas de publicação de produtos em saldo, de aplicação de promoções na loja, etc.. a loja é sua e são os seus produtos.